No primeiro, em 1957, eu era um garoto iniciando na atividade da
publicidade e, de lá para cá, virei publicitário de corpo e alma e nunca deixei
de estar presente no grande evento.
Mesmo sendo considerado um irrecuperável quixotesco por alguns dos
nossos parceiros, sempre achei que a publicidade deveria ser um negócio de
resultados concretos para os anunciantes, para os veículos, para o
consumidor e para si mesma como atividade.
Os Congressos muito têm colaborado para eu continuar acreditando nessa
assertiva, e o V Congresso, realizado nos dias 28,29 e 30 de maio de 201,2 não
foi diferente. Vejamos;
Primeiro, o anunciante, que pode estar consciente de que as
agências são empresas sérias, inteligentes e com linguagem moderna
e atualizada o suficiente para ajudá-lo, em qualquer parte do território
nacional, não só a desovar seus produtos, mas também e principalmente, a
valorizar suas marcas e conquistar a preferência e fidelidade do consumidor.
Segundo, os veículos que encontram no insumo publicidade o melhor
complemento para sua existência como multiplicador de uma informação comercial
confiável, e muitas vezes até melhor que a informação editorial, já que é
estribada em pesquisas e estudos aprofundados do comportamento humano.
Terceiro, o consumidor, que hoje já recebe uma informação baseada
em dados de planejamento e pesquisas, e não é tratado como massa de
manobra, o que lhe permite interagir mais de perto com anunciantes e produtos
e, assim, ter respeitados os seus direitos de cidadão.
Quarto e último, a própria publicidade, que a cada dia se liberta
mais da mediocridade de maus profissionais e aventureiros que muito
colaboraram para que nossa profissão fosse vista como uma atividade
carente de seriedade a ponto de se tornar a "bola da vez ou
bode expiatório" daqueles (não preciso citar nomes) que não têm capacidade
de eliminar, nem mesmo de minimizar o tamanho de sua hipocrisia.
Participei atentamente de quatro comissões do V Congresso, e seu
conteúdo me deu a ampla certeza de que a publicidade brasileira continua, como
sempre, no rumo certo.
Até o VI Congresso, se eu ainda estiver por aqui pela esfera terrestre.
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