No Brasil de hoje já não
tem lugar para a propaganda de ontem. Não concordo com isso, mas ainda
assim entendo que é muito importante
buscar o aprimoramento técnico e o entendimento da nova linguagem que está aí e,
viver de braços dados com os
modernos temas que permeiam as nossas discussões. Outro dia, por exemplo, na
comissão de julgamento do Prêmio
Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda, na ESPM, me entregaram um Ipad onde estavam os anúncios, filmes,
campanhas, vídeos, e tudo o que precisava ser visto, e aí só tive que passar o
dedo na tela e começar a trabalhar. Vale enfatizar que neste ano (estamos em
outubro de 2012), foi mais fácil, mais clean e mais rápido o trabalho, graças a
essa nova plataforma.
É preciso saber do que se
trata, quando se fala em IPAD, IPOD, ação viral de comunicação, tablet, redes sociais, blog, twitter, facebook,
sociedade digital, sustentabilidade socioambiental, mobile, comunicação
integrada. É preciso entender a importância de tudo isso na transformação das
comunicações, não só aqui, mas em todo o mundo. Enfim é fundamental
entender por que essas coisas mudam
tão rapidamente, dando lugar a outras melhores, com a velocidade de uma
tecnologia que atualiza tudo, não mais a cada ano e a cada dia, mas a cada
minuto ou mesmo a cada segundo.
Mas tem uma coisa que não muda nunca porque é perfeita desde que
nasceu. Trata-se da ética, cuja
definição nos dicionários é de uma pureza e simplicidade quase sertanejas e que,
por isso mesmo não precisa mudar: “Ética = 1) Parte da filosofia que estuda
os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. 2) Conjunto de
princípios morais que se devem observar no exercício de uma
profissão...”
É isso mesmo: no exercício
de uma profissão.
É por isso que não podemos
nos esquecer que a nossa profissão, a publicidade, é movida por valores e
princípios éticos, morais e profissionais, e que foi pela prática desses valores
que atingimos o estágio de uma das melhores, mais criativas e mais eficazes
publicidades produzidas em todo o
mundo.
E vamos ainda mais longe.
Quem viver verá!
(Texto
apresentado na palestra de lançamento do livro "Propaganda - o caminho das pedras" - São Paulo
30.10.12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário