terça-feira, 4 de agosto de 2015

Há um Ford em seu futuro

Vivo falando e escrevendo sobre as crises que assolaram o mundo e continuam assolando, ainda que as nossas sejam sempre crises passageiras como tantas que já tivemos no Brasil, como a de 2009 que nem bem apareceu, já se prenunciava na cabeça dos nossos derrotados de sempre como um verdadeiro tsunami que iria varrer do mapa nossas empresas e negócios. Mas que foi, de uma forma inocente, mas inteligente, qualificada pelo presidente da República  naquele momento como uma simples marola.

Não deu outra, o tsunami não aconteceu, o Brasil não parou  de produzir, e as empresas continuaram anunciando, vendendo sua produção e valorizando suas marcas,  porque anunciar é fundamental, principalmente nos momentos difíceis.

Outro dia, conversando com o mestre Oswaldo Mendes, lembramos de um acontecimento extremamente importante que serve com um bom exemplo para esses momentos.

Durante a segunda guerra mundial, a indústria americana  praticamente se transformou em indústria bélica com todo mundo produzindo os insumos necessários ao enfrentamento de uma guerra que já tomava de assalto quase toda a Europa e Ásia.  Foi nesse momento que o Sr. Henry Ford, com sua visão de futuro, autorizou uma campanha criada  por sua agência, acredito que prevendo o fim da guerra. O tema era “Há um Ford em seu futuro...” A ideia era tão boa que penso que já  devia ser a Thompson a agência da Ford.

Essa frase forrou os muros, as paredes dos postos de combustível, as porteiras das fazendas,  enfim, em todo lugar a Ford gravou essa mensagem e, com o fim da guerra em 1945, colheu os ótimos resultados de sua coragem por  não desistir. As pessoas foram nas revendas buscar o Ford que lhes foi prometido. Muitas empresas  que não anunciaram quebraram. Ganharam a guerra, mas perderam a batalha de continuar no mercado.


Publicado  no jornal em Propaganda e Marketing, de São Paulo, e no  Jornal A Tarde, da Bahia

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei saber maias detalhes sobre esta campanha. Tenho algumas imagens dela e acho que foi realmente a grande capacidade empresarial de Henry Ford de perceber que o fim da guerra chegaria e os consumidores ficariam ávidos para consumir a fim de recuperar o tempo perdido. Obrigada!