sábado, 22 de janeiro de 2011

História de um slogan

Conta uma dessas historinhas da boca do povo, que um sujeito dono de uma mordacidade sem tamanho, publicitário e gozador implacável, no afã de "sacanear" essa "pastorzada" pouco séria (tem exceções é claro) que anda por aí pregando aos quatro ventos, nas casas de detenção, nos hospitais, no metrô, na porta dos bordéis, na rodoviária, nas praças públicas, conquistando adeptos na plebe ignara e com isso comprando emissoras de rádio, TV, jornais, gráficas etc. e elegendo deputados e senadores, sempre que passava pela Praça da Sé, parava para observar a pregação daqueles pastores, mas não encontrava um jeito de levar adiante aquela sua intenção de fazer uma gozação.

Um dia atravessando a velha e boa praça, um pastor clamava aos céus por mais ovelhas para o seu rebanho, lendo trechos de Isaias, Jacó, Elias, Corinthios (que horror esse nome, até parece um time de futebol que tem na cidade de São Paulo), Mateus, Lucas, Thiago e tantos outros... Aquela exibição misturada de velho e novo testamento já estava incomodando a própria irmandadade que ia saindo sutilmente à francesa. Só não caíam fora aqueles oito ou dez, que estavam muito próximos das vistas do pregador.

Até que em determinado momento o pastor resolve recorrer aos salmos de David. Os salmos, para quem não sabe, são infalíveis no trabalho de proselitismo. Tem um deles "O senhor é meu pastor, nada me faltará", que é exibido gloriosamente, em azulejos nas casas, em banheiros públicos, nos vidros de carros e até ao lado do pinguim da geladeira.

Naquele calor causticante da Praça da Sé, o pastor se esgoelava cada vez mais e os proselitos diminuindo, dimuinuindo, até que uma voz , lá atrás, gritou uma sugestão:
"leia o salmo 51", completando com a frase: "pode ser uma boa ideia"

O fato é que isso foi o suficiente para provocar uma debandada geral naquela confraria, com todo mundo se lembrando de uma certa marca de cachaça e correndo pro boteco mais próximo pra pedir uma caipirinha com muito gelo, limão e a conhecida 51.

Até hoje ninguém sabe de quem era aquela voz que sugeriu a escolha do salmo 51...

Ninguém sabe?

Nenhum comentário: