quinta-feira, 10 de março de 2011

As pessoas enchem a cara e a culpa é da propaganda

De quem é a culpa? Eu só queria entender.

Mais uma vez venho a público falar da repetição de uma frequente injustiça que se comete contra minha atividade, a propaganda. A notícia publicada na Folha de S. Paulo, no último dia 12 [ago/2010], informa que "o Instituto Alana, o IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor e duas outras ONGS, (sic) apoiam o Ministério Público numa ação no valor de quase R$ 3 bilhões contra três fábricas de cervejas, por terem essas indústrias causado danos irreparáveis à população, em razão do grande consumo de álcool gerado pela publicidade excessiva".

Um texto com esse teor acaba trazendo no seu bojo, ainda que inocentemente, o apoio e o respaldo da credibilidade do jornal que o publica.

Nunca atendi conta de bebidas e muito menos tenho procuração para defender empresas como Ambev, Schincariol, Femsa e outras fábricas de cervejas. Sou publicitário, trabalho nessa atividade há mais de 50 anos e tenho, isso sim, o dever de defendê-la contra absurdos como esse, porque só não enxerga quem não quer enxergar, que o problema do consumo excessivo de bebidas, tabaco, cosméticos, brinquedos, guloseimas, automóveis, remédios e tantos outros produtos legalmente fabricados, mas condenados como causadores dos males do mundo, não é provocado pela propaganda, mais pela falta de educação ou, melhor dizendo, pela educação de péssima qualidade que o nosso país sempre ofereceu à sua população.
Como não entendo certas coisas que acontecem nesta nossa pátria amada, gostaria de fazer uma pergunta a esses institutos e ministérios: se produtos como esses são tão nefastos à saúde da nossa população, por que o Estado, tão zeloso como é, permite que continuem sendo fabricados?

Eu só queria entender.

Publicado no Jornal Propaganda & Marketing em 16 de agosto de 2010.

Um comentário:

Rolando Viviani Junior disse...

HM,
É com satisfação que vejo um blog com tamanho peso da sua experiência. Espero que os estudantes e também os profissionais, porque não, aproveitem os ensinamentos aqui contidos.
Quem diria... a internet vai dominar o mundo... lembra? hahaha!!! Grande abraço.
Rolando Viviani Junior
PS. Eu aproveitei seus ensinamentos e hoje sou um profissional melhor por conta disso.